domingo, 30 de abril de 2017

O Espelho

Eu não me reconheço. Estou totalmente perdida. Mas não consigo mudar. Não sei por onde começar. Só sei que precisa ser diferente. Preciso sentir que sou eu. Onde foi que eu me perdi? Como isso tudo aconteceu? Não consigo entender. Não mesmo. A minha vontade é de gritar e gritar até que alguém me ajude. Mas nem pra isso eu tenho forças. Jogar tudo para o alto requer muita coragem. E às vezes eu tenho medo da mudança. Tenho medo do que posso encontrar se eu desistir da minha situação de agora. Estou longe de casa, longe da minha família e a única pessoa que me traz um acalento, que me faz recordar de quem eu já fui, é a minha amiga Lídia. A minha melhor amiga, a minha paz, a minha força. E falando nela, ela deve chegar daqui a pouco.
Tem três dias que o meu namorado, o Thiago, me pediu em casamento. Mas eu não consigo me decidir. Ainda não dei a resposta. Mesmo ele me pegando de surpresa com o pedido, já era pra eu saber. Eu tinha que saber. Mas não sei. Simplesmente não sei. Passei esses três dias avaliando tudo o que vivemos juntos. Foram grandes momentos. Afinal, três anos não é qualquer coisa. Não mesmo. Mas quando eu penso em casamento, penso em um compromisso mais intenso. Namoro, noivado, casamento, são apenas nomenclaturas. Só que quando o Thiago e eu brigamos é mais fácil resolver. Cada um vai pra sua casa e refletimos. Já no casamento, eu penso que é mais complicado. Vamos viver sob o mesmo teto, então tudo tem que ser resolvido ali. E eu fico pensando na minha maturidade para resolver os conflitos no casamento. Não sei se eu consigo. O Thiago e eu temos personalidades fortes, somos bastante difíceis. Tenho medo. E antes do medo, tem o fato de eu não saber responder de cara “sim” ou “não”. Depois desse tempo todo com alguém, deveria ser mais fácil. Vejo uns casais de amigos e penso que tudo foi mais simples. Por que eu tenho que deixar tudo tão complicado?
Eu conheci o Thiago no dia da minha formatura. Ele estava junto com a família e a irmã mais nova, que também estava formando. Bastou apenas uma troca de olhares e um sorriso. Naquele dia nós sabíamos o que queríamos. Eu queria o Thiago e ele me queria. Duas semanas depois estávamos namorando. A paixão existiu desde o primeiro segundo que o vi. O amor também não demorou a aparecer. Eu o amo. Muito. E ele me ama, eu tenho certeza. Passamos tantas coisas juntos. Crescemos, mudamos, melhoramos. Brigamos muito também. Mas isso já passou. Estamos numa fase em que brigar não é tão difícil. Já nos conhecemos tão bem, que é fácil conversar, ceder e encontrar uma solução para muitos dos problemas. Mesmo sendo pessoas difíceis, nós nos entendemos. E nos amamos. Isso tudo deveria bastar para eu ter a resposta. Talvez eu a tenha. Só que não consigo acreditar que tudo pode mudar. Tenho problemas com algumas mudanças. Estamos tão bem. Quando eu olho para o Thiago só consigo sentir amor e segurança. Ele me faz sorrir, me faz chorar (de emoção), me faz enxergar o melhor de tudo. Ele me dá força, me dá carinho e apoio. Eu o amo.

- Sofia, o que está acontecendo? – Lídia me assusta.

- Além da minha dúvida, nada.

- Você está com uma cara estranha. Credo. Isso tudo é medo de se casar? – Ela sorri.

- Não é medo de casar. É medo da mudança, eu já disse.

- Isso eu entendi. Você tem medo das coisas serem diferentes. Mas por que seriam tão diferentes? Vocês se amam, se respeitam e se entendem. – Ela fala e eu penso no meu amor. – Você só vai dividir as responsabilidades da casa com ele, vão oficializar um vínculo que vocês já têm. E eu sei que é forte.

- E vamos dividir a mesma cama todos os dias...

- Exatamente. E eu sei que ele já te viu nos piores momentos. – Dou uma risada ao me lembrar da primeira vez que dormimos juntos. Eu queria acordar mais cedo que ele e ir ao banheiro, dar uma arrumada. Mas meu sono é pesado. E eu dormi tão bem com ele que não consegui acordar cedo. Quando eu abro os olhos ele me olhava com doçura. Naquele momento ele disse o primeiro “eu te amo”. E naquele momento eu soube que também o amava.

- Eu devia ter respondido de cara o que queria, quando ele me propôs. Mas naquele momento passaram na minha cabeça todos os relacionamentos ruins que eu conheço. Pensei nas minhas amigas separadas e em pensei em como elas mudaram quando se casaram.

- Mas aí você devia se lembrar também porque elas mudaram. Não foi simples assim. Casou e mudou. Foram relacionamentos sem base, sem amor verdadeiro. Depois que perceberam isso, elas mudaram porque estavam arrependidas, tristes. Você sabe muito bem...

- É verdade... Tenho medo de me perder... E eu sempre fui bastante decidida. Por que quando ele me pediu em casamento eu não respondi?

- Eu entendo. Mas você não vai se perder. Com o amor e o apoio dele você só vai ganhar força pra ser quem você é. Mas é natural se sentir assim, não conseguir se decidir. É uma decisão importante. E você quer que dure...

- Pra sempre. – Digo.

- Olhe no espelho, Sô. Olhe para você e pense naquilo que te faz quem você é.

            Sorrio para a minha amiga e vou até o meu quarto. Olho para o meu reflexo no espelho. Um espelho com moldura branca. Um presente do Thiago. Vejo um reflexo cansado, mas cheio de esperanças. Meu cabelo está bagunçado. Não o penteei hoje. Dou uma risada. O meu amor gosta do meu cabelo bagunçado, porque ele diz que eu fico a vontade. Mas ele também gosta do meu cabelo arrumado, porque recorda quem eu sou. Uma pessoa centrada e organizada. Ele gosta de mim do jeito que eu estiver. É um bobo mesmo. E eu o amo. Mas a Lídia pediu pra eu olhar e pensar naquilo que faz quem eu sou. Acho que ela quer que eu pense em muito mais que a aparência. Mas de certa forma a minha aparência diz muito de quem eu sou. Não hoje, porque estou uma bagunça. Toco o espelho e me recordo de uma coisa que o Thiago me falou a um mês, no dia do meu aniversário. “Sofia, eu te amo e tenho a liberdade de te falar qualquer coisa. Gosto de você assim, sendo você mesma. Admiro a sua força, a sua organização, a sua capacidade de transformar tudo o que toca em alguma coisa com utilidade. Você é maravilhosa. Mas eu ainda vou gostar de você quando você quiser simplesmente se sentar e perder um dia inteiro, porque não queria fazer nada. Você é um ser humano e tem o direito de relaxar. Tente não se pressionar tanto. Vou te amar do mesmo jeito.” Acho que hoje essa sou eu. Sou organizada, centrada, um pouco perfeccionista, tenho dificuldades para relaxar...

- É difícil fazer esse exercício, né?! Chega a ser chato ter que pensar em tudo que nos faz quem é. Porque são pequenas e grandes coisas. E algumas são mais fáceis que outras.

- Eu entendi. – Estou chorando. Minha amiga sorri. – Obrigada. Te amo. – Dou um abraço na minha melhor amiga e percebo porque a amo tanto. Ela sempre soube me trazer de volta.

- Você sempre soube, mas é normal ter dúvidas. Vai ser uma mudança e tanto sim, mas não vai mudar quem você realmente é.

- Não vai. Porque o Thiago me aceita e me do jeito que eu sou.


            Lídia me entrega o meu celular e eu sei o que devo fazer. Escrevo uma mensagem para o Thiago. “Meu amor, temos que conversar. Desde o começo você me conheceu melhor que eu. Por isso foi paciente e me esperou. Te amo.” Envio a mensagem e sorrio. Ele não reclamou por eu não ter a resposta de imediato. Ele já sabia, desde o começo, que eu precisaria de tempo. Ele me dizia para tirar um dia e relaxar. Agora não pode reclamar. Tirei três dias. Eu realmente estava sufocada. Aí quando ele propôs me senti meio perdida. Não me reconhecia. Eu sou conhecida por ser a decidida, a correta. Mas às vezes é preciso fugir do meu conforto e fazer o que é necessário para ficar bem comigo mesma de uma forma diferente. Eu vou me casar e sei que vamos ser muito felizes. Porque nos amamos e respeitamos quem somos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário