quarta-feira, 15 de março de 2017

Sonhando juntas

Nós sempre nos conhecemos, desde que tínhamos uns 10 anos, mas foi só aos 20 anos que viramos amigas. Ainda me lembro do dia que demos o ponto de partida para nossa amizade. Estávamos no trabalho, e como nesse dia havia poucas pessoas, começamos a conversar. Num determinado momento Catarina revelou que gostaria de viajar bastante, conhecer diversos lugares pelo mundo, mas que um dos seus sonhos era conhecer Londres, exatamente o mesmo que eu. Depois fomos descobrindo outros pontos em comum: a paixão pelos livros, por cinema, o desejo de conhecer o mundo, a mesma profissão, a vontade de ter vivido no século XVIII ou XIX, e o mais importante, aquilo que realmente impulsionou e fortaleceu nossa amizade, nossa mente sonhadora.
Agora, três anos depois do início de nossa amizade, estamos jogadas no sofá da sala de estar, no nosso apartamento. Os pés descansam sobre a mesinha de centro. Estamos em um nível de cansaço altíssimo, afinal, mudar de um estado para o outro é sempre cansativo. Mas nem esse cansaço é capaz de frear nossos devaneios, nosso entusiasmo e nossa ansiedade. Ao som de Shape of you, do Ed Sheeran, e acompanhadas de uma garrafa de um bom Vinho Rosé (outra de nossas paixões em comum), tentamos organizar nossos pensamentos e falar de um só assunto, já que discutimos diversos assuntos ao mesmo tempo. Nossa prioridade deveria ser a organização do apartamento, pois têm malas para todos os lados, mas nossa ansiedade nos lembra que precisamos começar a organizar nossa tão sonhada biblioteca. Porém, nossa mente nos leva a um assunto que poderia ser discutido posteriormente, nossa tão planejada viagem a Londres (tão planejada mesmo, porque há anos estamos pensando em todos os detalhes), nossa primeira viagem para fora da América do Sul, para aquele destino que nos tornou amigas.
Olho para a varanda e ao fundo vejo o imenso mar da Praia da Barra da Tijuca. É difícil acreditar que estamos no nosso primeiro dia de moradoras da Cidade Maravilhosa, que nosso sonho começou a se concretizar. Aquele sonho que nossas colegas de trabalho viviam rindo, dizendo que nunca se tornariam realidade. Aquele que mesmo parecendo impossível, nunca deixamos de acreditar. Ou melhor, um deles, porque são tantos sonhos que ainda temos para realizar.
“Júlia”, Catarina me chama e tira-me dos meus pensamentos. “O japonês chegou”, me avisa apontando para a barca de comida japonesa a minha frente, mais uma das nossas preferências em comum. Enquanto comemos fico olhando para minha fiel amiga e pensando no quanto sou grata a Deus por ter colocado essa louca na minha vida. Essa louca que é minha parceira de sonhos, que nunca me deixou desistir deles, que sempre me fez acreditar que um dia se realizariam. Essa louca que é minha confidente, que entende minha mente maluca como ninguém.
Saio dos meus pensamentos e volto para a realidade. Sorrio para Catarina e digo: “Cat, obrigada por fazer parte da minha vida, obrigada por me fazer acreditar que um dia nossos sonhos se realizariam, por nunca ter me deixado desistir deles, e por compartilhar dos mesmos que eu. Pois como diria Raul Seixas “Sonho que se sonha junto é realidade”, e foi exatamente assim que chegamos aqui”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário