sexta-feira, 4 de março de 2022

 

Altos e baixos


            Rotina acelerada, todo mundo muito cansado e com pressa, fugindo dos mergulhos profundos, dos sentimentos reais. Nunca foi simples viver com sinceridade, se jogando diante das situações mesmo com medo. Mas a impressão que tenho é que piorou. Pessoas querem companhia, mas não querem compromisso, querem carinho, mas não querem se doar, querem lealdade, mas não querem assumir o que sentem. É como se ninguém mais soubesse como é viver o amor. Qual a dificuldade de se arriscar, pelo menos um pouquinho? Tudo bem, tenho que concordar que a dificuldade é grande mesmo. Pessoas cada vez mais confusas, sem destino, sem direção, obsessivas, extremamente ciumentas, indecisas... A lista é grande. Confiar no outro é uma tarefa bem complicada. Como se abrir e permitir que o outro entre em minha vida e me ame? Como expor toda a minha rotina, os meus defeitos? Como acreditar que o outro consegue passar por cima das minhas imperfeições se eu mesma me julgo diariamente? Como acreditar que não vai chegar o dia que o outro simplesmente vai desistir de mim?

            Ah, amar, se permitir amar, tem seus altos e baixos. Se eu me aturo é porque não tem escapatória. Às vezes é uma tarefa dificílima estar neste corpo, olhar para este corpo e essa mente e sempre admirá-los. Eu canso de mim, mas preciso superar o cansaço e conviver com a pessoa mais importante da minha vida. Há dias ruins, dias bons, dias ótimos, dias estressantes. Mas quando envolve o outro é ainda mais complicado. Por que eu preciso aturar os mau humores, as chatices, as manias? No entanto, assim como eu, o outro tem seus altos e baixos e se há o amor, há um motivo para tentar. Não é se magoar, sofrer, se anular para aguentar as imperfeições do outro, mas é entender que quando há amor e compromisso, vão ter dias em que eu terei que ser um pouco mais forte e deixar uma coisa ou outra passar. Se hoje é o outro, amanhã sou eu. Reciprocidade em todos os campos, seja para dar carinho, apoio, escuta, seja também para aguentar as chatices que surgem às vezes. Isso é o que quem ama espera. No entanto, aguentar os altos e baixos não tem sido tarefa fácil. Encontrar alguém para viver os altos já é difícil, para viver os baixos é ainda mais difícil. Num mundo de pressa, onde poucos se importam de verdade, amor saiu da rotina e se perdeu em meio aos mergulhos rasos e desinteressados. Amar com verdade e reciprocidade é a raridade da modernidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário