domingo, 26 de outubro de 2025

 

Amor que é Amor Nunca Morre


           Quantas e quantas vezes escutamos alguém dizer que o relacionamento terminou porque o amor acabou. Tenho certeza de que você já escutou isso, pelo menos, uma vez na vida. Eu já acreditei nisso. Inclusive, já imaginei amar alguém e "desamar", posteriormente. Hoje está claro que não era amor. Hoje consigo enxergar com clareza e sem as emoções do momento. Afinal, quando estamos empolgados tudo fica mais intenso e, por vezes, confuso. E ainda há a paixão, que anda lado a lado com o amor. Cá entre nós, amor com paixão é imensamente extraordinário. Imagine amar alguém, aquele sentimento puro, carregado de zero, consideração, o mais lindo dos afetos, que acredita ser capaz de tudo de mais lindo pelo amado. "Só" esse sentimento, por si só, já é incrível. Somado à paixão então, é próximo do que acreditamos ser a perfeição. Amar e desejar alguém com todo o seu coração, mente e corpo é maravilhoso. Eu me sentiria nas nuvens ao sentir algo assim e me sentiria ainda mais encantada ao saber que é totalmente recíproco.

           Apesar de serem sentimentos diferentes, que quando juntos transformam a vida por completo, sei que são bem distintos. Amor é duradouro, é transformador, é calma, é cuidado. Paixão é dilacerador, é fogo, nem sempre dura. Basta uma adversidade acontecer que essa paixão perde a intensidade. Mas o amor não. O amor é paciente e insistente. Eu posso estar com muita raiva de alguma atitude da pessoa, que mesmo assim eu a amo. Não gosto dela e das atitudes naquele momento, mas a amo. E porque a amo decido me afastar ou não. Se for pelo lado do negativo não quer dizer que o amor diminuiu ou acabou. Se for pelo lado positivo, não quer dizer que o amor se tornou frouxo. Nada disso. Como digo sempre, amor é lindo, é incrível e único, mas só amor não basta.

                Infelizmente, eu não posso nos colocar num cofre junto com o nosso amor, jogar a chave fora, e preservar o que temos para sempre. Perdoar, mas afastar não diminui o meu amor. Perdoar e ficar, não diminui o meu amor próprio. Quem dera a vida fosse como nos contos de fadas, que o amor fosse sempre o protagonista e a força maior, que tudo vence, tudo supera. Devo confessar que ainda sonho com essa possibilidade. Tulipas cor de rosa no meio de uma tarde tumultuada e estressante no trabalho. Chocolate sem glúten e sem lactose (não sou chata, são as restrições alimentares) na TPM. Silêncio reconfortante, cercado por um carinho delicado na cabeça. Respiração acelerada quando nossos olhos se encontram... Aaah, o amor e sua beleza, seu cuidado... O amor é perfeito. No entanto, nós, seres humanos, não somos e nunca seremos. Quem dera... Quem dera fosse simples. Mas lidar com humanos nunca foi simples. Poderia, mas não é. Se fosse, tantas pessoas que se gostam estariam juntas e vivendo coisas lindas e incríveis. O ser humano é fraco e confuso, complica tudo por besteira.

                Ah, mas eu tenho que estar estabilizado no trabalho primeiro. Ah, mas preciso sair do aluguel. Preciso terminar a faculdade antes. Preciso focar nessa oportunidade profissional. Preciso de dinheiro... Tantas desculpas idiotas, tantos porém. Por isso perdemos oportunidades incríveis. Quando deixamos o amor ser o protagonista, todo o restante vem com naturalidade. Você pode conquistar tudo o que sonha e almeja ao lado de alguém especial. Se o amor é recíproco, o apoio também será. Você nunca perderá tempo e deixará de realizar outras partes da sua vida porque deixou o amado ficar em sua vida. O amor só vem para somar e quando é verdadeiro nunca é perda de tempo. Então te pergunto, nos afastamos porque o amor acabou? O relacionamento terminou por falta de amor? Nunca. Me recuso a concordar com essa frase: "Acabou o amor por isso terminamos". Pra mim, não. Pra mim, usar essa desculpa é uma covardia. Posso parecer uma palhacinha, mas não me importo. Eu acredito no amor como forma genuína de afeto. O amor real nunca morre. Ele poderá transformar, crescer, mas nunca morrer. Acredito que as pessoas se separam por inúmeros outros motivos, mas não porque o amor acabou. Se ela dizer isso, é porque nunca amou de verdade. Pode ser que gostou e havia paixão, mas não amor. Amor não acaba. Amor é o mais intenso e genuíno dos sentimentos. Não ouse dizer que acabou, apenas confesse que se enganou. E não tenha medo, pode parecer bobo, mas amar é lindo e raro nesse mundo de sentimentos rasos.